Poliuretano (denominado pela sigla PU) é um polímero que compreende uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas. É amplamente usado em: espumas rígidas e flexíveis, elastômeros duráveis, adesivos de alto desempenho, selantes, fibras, vedações, dentre outros.

Aplicações

Os produtos do poliuretano têm muitos usos. Mais de três quartos do consumo global de poliuretano são na forma de espumas, com os tipos flexível e rígido. Em ambos os casos a espuma está geralmente escondida por trás de outros materiais. As rígidas estão dentro das paredes metálicas ou plásticas da maioria dos refrigeradores e freezers ou atrás de paredes de alvenaria. Quando usadas como isolamento térmico na construção civil, as espumas flexíveis ficam, por exemplo, dentro dos estofados de móveis domésticos.

Dentre as aplicações mais comuns temos:

• Verniz: Usa-se materiais poliuretânicos em revestimentos e vernizes para mobílias, carpintaria ou trabalhos em madeira.
• Cola: O poliuretano é usado como adesivo, especialmente como uma cola para trabalhos em madeira. Sua principal vantagem sobre as colas mais tradicionais para madeira é a resistência à água.
• Pneus: O poliuretano também é usado na fabricação de pneus rígidos. Os patins do tipo roller blading e as rodas de skate só tornaram-se econômicas e resistentes graças à introdução de peças poliuretânicas fortes e resistentes à abrasão.
• Mobílias: O poliuretano também é usado na fabricação de cantos macios para mobílias tais como mesas e painéis, dando-lhes um ar de elegância, durabilidade e prevenindo acidentes.