O EPS tem características muito favoráveis para utilização como enchimento de lajes. É leve, podendo ser usado até com 10 kg/m3. É resistente apesar de muito leve, chegando a 50 KPa nos materiais produzidos dentro das normas da ABNT, classificação P I (NBR 11752).

O EPS não serve de alimento a qualquer ser vivo inclusive micro organismos e, portanto, não favorece a presença de cupim, nem apodrece.

Sendo um excelente isolante térmico e com baixa absorção de água (max. de 5% em volume na classificação P1), permite uma cura do concreto bem melhor e mais rápida.

O EPS é fornecido em blocos medindo 4000X1250X1000mm, e de acordo com o projeto, poderá ser facilmente cortado em blocos menores ou fornecido já no tamanho necessário, com perfeição dimensional difícil de se obter com outros materiais. O peso próprio das lajes com enchimento de EPS é com isso bastante aliviado, sendo importante que o cálculo seja especificado para uso do EPS, reduzindo-se portanto todo o dimensionamento da estrutura e das fundações.

Usado em lajes nervuradas em uma só direção ou em grelha, permite o acabamento num único plano inferior, com grande economia de cimbramento, mão-de-obra e tempo. Como forma simples é usado sempre que as condições da obra dificultam a retirada da forma convencional após a cura. É usado como revestimento da madeira da forma e pela sua qualidade semi-elástica permite a retirada da forma facilmente e sem perdas significativas. Também no caso de detalhes complexos em relevos ou recortes no concreto, o EPS pode ser recortado e aplicado dentro das formas de madeira de tal modo que, ao serem retiradas, se obtém os relevos ou recortes desejados no concreto acabado. Um bom exemplo desse uso é a fachada do edifício da Petrobrás, no Rio de Janeiro.



As telhas de EPS oferecem muitas vantagens tais como: fácil aplicação, alta durabilidade e resistência, fácil aplicação e excelentes para o isolamento térmico.

Principais Vantagens das Telhas de Isopor:

• Evitam desperdícios, pois são cortadas de acordo com o projeto do consumidor;
• Baixa absorção de água;
• Não proliferam fungos e bactérias;
• São consideradas ótimas para isolamento térmico e acústico;
• Possuem um excelente custo-benefício entre todas as linhas de materiais isolantes;
• Não propagam chamas (NBR-11752, auto-extinguível), classe “F”.

Com propriedades térmicas e acústicas, são projetadas de acordo com a necessidade do consumidor, em modelos trapezoidais ou ondulados.



São Utilizados para isolamento térmico de tubulações e reservatórios. Podem ser usadas em materiais com altas e baixas temperaturas.

Os cuidados para esse tipo de isolamento é sempre o mesmo: uma boa impermeabilização com barreira de vapor para impedir a penetração de umidade que venha a prejudicar o isolamento. Quanto mais frio o conteúdo, mais denso deve ser o EPS, além de espessuras maiores de acordo com o cálculo.

Na ISOFORM você encontra uma grande variedade de calhas de EPS para tubulações de diversos diâmetros.



Atualmente as Lajotas de EPS (isopor) são a melhor opção para lajes. Substituem as lajotas cerâmicas com grandes vantagens, tais como isolação térmica, economia com concreto, transporte e quebra de lajotas.
Por ser um material leve, exige-se menos esforço para manuseá-lo resultando assim numa obra muito mais rápida e econômica.

VANTAGENS

• Menos carga nas estruturas e fundações;
• Lajes mais leves;
• Menor consumo de aço e concreto;
• Economia de mão-de-obra;
• Economia nas fôrmas e cimbramentos;
• Menor consumo de escoramentos;
• Menor prazo de montagem das lajes;
• Flexibilidade de medidas;
• Facilidade no manuseio e no transporte;
• Sem perdas (peças não quebram facilmente);
• Precisão milimétrica;
• O fator água x cimento mantém-se constante, o que proporciona cura adequada do concreto nas lajes.



Os blocos são materiais utilizados para diferentes finalidades como enchimentos e aterros, podendo ser cortados com as dimensões desejadas de acordo com o projeto a ser executado, respeitando o limite máximo do tamanho fabricado de 4000x1250x1000mm.

São ótimos na economia de tempo e mão de obra, proporcionando velocidade nas construções e menor esforço de trabalhadores. Os Blocos possuem densidades variadas conforme a nova norma da ABNT - NBR 11752, onde estão definidos o Tipo e a Classe de cada produto.

Entenda a nomenclatura dos Blocos:

Tipo: Indica a densidade do bloco;
Classe: Indica se o bloco é ou não retardante a chama. Também indica se o bloco contém reciclado ou não.

Confira abaixo um exemplo prático:


T2P – o “T2” indica que o material tem densidade mínima de 11Kg/m³. A Classe “P” indica que o material é puro, porém não é retardante a chama.
T2F – o “T2” indica que o material tem densidade mínima de 11Kg/m³. A Classe “F” indica que o material é puro e, além disto, também é retardante a chama.
T2Pe – o “T2” indica que o material tem densidade de11Kg/m³. A Classe “Pe” indica que o material contém matéria prima reciclada.

A comercialização dos blocos são feitas em m³.



As placas ded EPS podem ser utilizadas para isolamento térmico e acústico em paredes, lajes, divisórias, telhados, dutos de ar-condicionado entre outros.

As medidas podem variar e na ISOFORM você encontra o tamanho que desejar.

Alguns exemplos de placas comumente utilizadas:

• Tamanho 1000x500x005mm
• Tamanho 1000x500x015mm
• Tamanho 1000x500x025mm
• Tamanho 1000x500x040mm

Além das placas lisas, a ISOFORM produz placas texturizadas. Estas são muito utilizadas em rebaixamentos, que por sua textura agregam maior beleza ao ambiente.

Os forros de EPS (poliestireno expandido – isopor) para isolamento térmico e decoração vêm se destacando no mercado atual devido a sua fácil aplicação e praticidade. Esse tipo de placa de isopor possui um acabamento na face aparente que torna o ambiente mais bonito e agradável.