Lã de Vidro: Isolamento Térmico e Acústico
A lã de vidro, por suas propriedades físicas e químicas, é um dos mais tradicionais isolantes térmicos usados no mundo. Na construção civil, tem contribuído para a obtenção do conforto térmico e acústico das edificações comerciais e residenciais.
Além disso, o isolamento térmico também possibilita o uso racional de energia nas edificações, principalmente nos sistemas de ar-condicionado, pois possibilita o uso de equipamentos de menor porte (menor investimento), diminuindo o consumo.
A lã de vidro é um componente fabricado em alto forno a partir de sílica e sódio, aglomerados por resinas sintéticas, desenvolvido especificamente para melhorar o isolamento térmico e acústico do edifício.
É comercializada em rolos e em painéis, havendo uma diversidade de densidades e espessuras, que adequam-se a cada necessidade.
Características
• É leve, fácil de manusear e de cortar;
• São incombustíveis, evitando a propagação das chamas e o risco de incêndio;
• Reduz o consumo de energia do sistema de ar condicionado;
• Não atacam as superfícies com as quais estão em contato;
• Não favorecem a proliferação de fungos ou bactérias;
• Não deteriora nem apodrece;
• Não é atacada nem destruída pela ação de roedores;
• Não tem o desempenho comprometido quando exposto à maresia;
• Sua capacidade isolante não diminui com o passar do tempo.
Performance Acústica
Por ser um material fibroso, a lã de vidro é um dos melhores materiais para o tratamento acústico, podendo ser usada na isolação acústica, que é a construção de barreiras para evitar a transferência de uma onda sonora (ruído) de um ambiente para o outro ou na absorção acústica, que é um tratamento aplicado para melhorar a qualidade acústica dos ambientes.
Segurança Contra Incêndio
A lã de vidro é um material incombustível, qualidade que deve ser considerada em todos os projetos de edificações comerciais ou residenciais. O comportamento ao fogo dos materiais isolantes, inclusive aqueles com revestimentos, deve ser o de não contribuir e não propagar o fogo durante uma situação de incêndio.
Deve-se tomar cuidado com os produtos denominados "auto-extinguíveis", pois tal situação não se aplica em caso de incêndios, quando, além das chamas, o calor atinge temperaturas acima de 800 ºC.
Nas aplicações específicas, em que é necessária a proteção passiva ao fogo, por exemplo - na proteção de estruturas metálicas, porta e paredes corta-fogo, recomenda-se o uso de outros materiais como a lã de rocha e lã cerâmica, pois suportam a temperatura e o tempo de exposição direta ao fogo especificados por uma norma técnica.
APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Isolamento térmico e acústico de coberturas. No Brasil, uma das principais deficiências em isolamento térmico está nas coberturas. São inúmeros os galpões industriais e comerciais sem qualquer tipo de isolamento térmico.
Nas edificações residenciais, o sofrimento com o calor nos ambientes cobertos com lajes e telhados sem isolação é frequente, principalmente no verão. A simples instalação de lã de vidro sob as telhas (na forma de mantas ou de forro) reduz significativamente a entrada de calor ao ambiente.
Também pode ser usada em coberturas com telhas do tipo sanduíche. Além disso, contribui para reduzir significativamente o ruído gerado pela chuva nas coberturas metálicas.
Isolamento, Forros e Revestimentos de Paredes
Além de proporcionar uma solução estética ao ambiente, os forros e os revestimentos de paredes feitos com a lã de vidro são excelentes isolantes térmicos e com ótimo desempenho para tratamento acústico de diversos tipos de ambientes, como escritórios, lojas, restaurantes, cinemas, teatros, home theater, supermercados, entre outros.
LÃ DE ROCHA
A Lã de Rocha é feita de rocha. A matéria-prima básica é a rocha vulcânica chamada de diábase.
O processo de fabricação se resume a produção de fibras que são compostas posteriormente por algum aglutinante de resina. Durante o processo de produção as fibras são prensadas na densidade e espessuras desejada. Formando assim, placas rígidas ou semirrígidas, feltros e flocos, o que pode depois converter-se em outros materiais tipo: tubos, peças moldadas, forros, porta corta-fogo, etc...
A Lã de Rocha é considerada excelente Isolamento Térmico para equipamentos e tubulações Industriais ou Isolamento Acústico podendo ser aplicado em forros, paredes de Drywall ou sob pisos flutuantes, podendo ainda ser usada criativamente como meio para a germinação de plantas no sistema de Hidropônia.
A Lã de Rocha é muito utilizada nos seguintes seguimentos de mercado: Industrial, Construção Civil, Naval, Petroleiro, Termelétrico, Proteção Passiva contra o fogo, Hidropônico, entre outros.